Perguntas Frequentes

Identifique se sua dúvida encontra-se respondida abaixo:


1. Viagens de crianças e adolescentes

- Para efeito do Estatuto da Criança e do adolescente (Lei 8069/90), considera-se:

a) Criança: pessoa com até 12 anos de idade incompletos;
b) Adolescente: pessoa com entre 12 e 18 anos de idade.

- Crianças não poderão viajar desacompanhadas de pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial (art. 83 da Lei 8069/90)

- A autorização será dispensada quando (parágrafo primeiro do art. 83 da Lei 8069/90):

a) tratar-se de Comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da federação (estado) ou se incluída na mesma região metropolitana;

b) a criança estiver acompanhada de

>> de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau pai, mãe, irmão maior de 18 anos, avô (ó) ou tio (a), comprovado documentalmente o parentesco através de documento ORIGINAL de ambos.
>> de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

- A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos. (parágrafo segundo do artigo 83, Lei 8069/90)

- Crianças de até 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) poderão viajar sem pagamento de bilhete de passagem, desde que não ocupem poltrona específica para elas.

Crianças de 6 anos a 12 incompletos poderão viajar somente com pagamento de bilhete de passagem com valor integral, e ocupação de poltrona específica para elas.

Para adolescentes de 12 anos a 18 anos não há necessidade de autorização judicial bastando a apresentação de documento oficial com foto.

- A identificação do passageiro de nacionalidade brasileira, maior ou adolescente, será atestada por um dos seguintes documentos:
I – Carteira de Identidade (RG) emitida por órgãos de Identificação dos Estados ou do Distrito Federal;
II – Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia e fé pública em todo território nacional;
III – Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército;
IV – Registro de Identificação Civil - RIC, na forma do Decreto nº 7.166, de 5 de maio de 2010;
V – Carteira de Trabalho;
VI – Passaporte Brasileiro;
VII – Carteira Nacional de Habilitação – CNH com fotografia; ou
VIII – outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional.

Em se tratando de viagem em território nacional, os documentos referidos neste artigo podem ser aceitos no original ou cópia autenticada em cartório, independentemente da respectiva validade, desde que seja possível a identificação do passageiro.


2. Sugestões de cuidados com a saúde

- ALIMENTAÇÃO Não se entusiasme demais com as comidas oferecidas nos restaurantes das paradas. Evite os excessos, as comidas gordurosas e a ingestão de alimentos com os quais não está habituado. Um desarranjo intestinal durante a viagem certamente não seria nada agradável. Contenha-se também em relação às bebidas. É bom manter-se hidratado, mas não é necessário tomar um refrigerante inteiro a cada parada. Use o bom senso e não faça uso de bebidas alcoólicas antes e durante a viagem, especialmente a cerveja. Além de poder causar transtornos e impedir o embarque em caso de sintomas de embriaguez, poderá causar incômodos durante a viagem. Evite aceitar alimentos e bebidas de estranhos a bordo do ônibus ou em pontos de parada. Podem conter soníferos e facilitar furtos de objetos pessoais durante a viagem.

- ALONGAMENTOS - Em viagens prolongadas procure fazer alongamentos dos músculos sempre que possível, principalmente durante as paradas. Além de melhorar a circulação, causará bem estar e preparará o corpo para mais uma etapa da viagem. Uma dica geral, válida para todas as pessoas que viajam de ônibus ou de carro, é utilizar as paradas regulares para prevenir problemas de viagem. É importante que se aproveite esses momentos para fazer pequenas caminhadas, 200, 300 metros, rapidinho, estimulando assim a circulação de retorno das pernas para o tronco. Quando ficamos mais de 2 (duas) horas sentados numa mesma posição, a circulação sanguínea de retorno fica restringida, o que pode causar inchaço ou sensação de pernas pesadas, dormência, câimbras, sintomas que ficam mais acentuados se a pessoa tiver varizes. Daí a importância de caminhar a cada parada.

- DURANTE A NOITE – quando geralmente se viaja mais horas sem parar é muito comum que as pessoas, ao acordar ou levantar da poltrona, sintam arrepios, tremores, calafrios ou sensações semelhantes. É uma reação absolutamente normal, que não deve causar preocupação. Isso ocorre porque o sangue represado nas pernas acaba ficando com a temperatura sempre baixa durante a noite. Quando esse sangue das pernas retorna e passa pelo cérebro, seu centro termo regulador detecta a diferença e produz esses sintomas para igualar a temperatura corporal novamente.

- GESTANTES até o oitavo mês de gestação não há nenhum impedimento para que viajem. Recomenda-se que, durante a viagem de ônibus, não passem mais de 1 (uma) hora sem caminhar, mesmo que seja dentro do veículo. Cuidado redobrado deve ser tomado por gestantes que, em qualquer momento da gravidez, apresentaram sangramento, mesmo que tratado. Nesses casos viagens longas só devem ser feitas com autorização médica.

- CARDÍACOS Não há limitação para as viagens de ônibus, apenas deve-se lembrar de manter o mesmo ritmo de uso das medicações que toma habitualmente, seguindo rigorosamente os horários indicados para isso.

- LABIRINTITE E ENJÔOS As pessoas que apresentam labirintite crônica devem tomar a medicação orientada por seus médicos para o problema antes de iniciar a viagem, associada a um medicamento para prevenir náuseas e enjoos.

- PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS É comum que sintam dor na coluna, nas pernas, independentemente de estarem no ônibus. O importante é que se lembrem de tomar a medicação que geralmente utilizam para essas dores antes e durante a viagem, seguindo as orientações médicas. Vale ressaltar que, sempre que possível, deve-se levantar e utilizar (sem ter vergonha disso) tudo que facilite sua posição antiálgica (que não causa dor), como travesseiros e outros apetrechos.

- DIABÉTICOS Podem apresentar problemas com alimentação nos restaurantes de estradas, por isso devem dar preferência às saladas e aos alimentos dietéticos. Se a pessoa souber que não é comum encontrar tais alimentos no caminho por onde vai passar, é recomendável que leve seus próprios lanches, segundo orientação do médico que trata de seu diabetes. Não esquecer também de levar insulina e toda a medicação que está acostumado a utilizar, tomando tudo na hora certa.

- HIPERTENSOS E PORTADORES DE GLAUCOMA As viagens não estão contraindicadas, o importante é manter o uso da medicação rigorosamente no horário. Nada muda na vida de quem viaja de ônibus, por isso não suspenda jamais os medicamentos que utiliza no dia-a-dia.

- SONO Evite doses excessivas de medicação para dormir no ônibus, pois isso diminui os reflexos e a habilidade cognitiva, o que pode levar a acidentes. Se está habituado a tomar sedativos, nunca aumente a dose de uso em viagem.

- VESTIMENTAS Quem vai para uma viagem não deve se vestir como para uma festa. É importante usar roupas leves, folgadas e confortáveis, de tecido que não impeça a transpiração natural, e sapatos ou tênis já amaciados, que não apertem os pés. Evite tecidos sintéticos, como lycra, mesmo as roupas íntimas, de preferência ao algodão.

- CRIANÇA de colo precisa do mesmo cuidado que tem em casa. Evite o super aquecimento para que não se desidrate. Excesso de roupa ou cobertas de lã pode causar também assaduras, fique atento para não exagerar. A amamentação no peito deve ser mantida, sem nenhum constrangimento. Nas paradas, verificar sempre se é preciso trocar fraldas (os banheiros dos pontos de paradas geralmente têm locais apropriados para isso) e aquecer mamadeiras, se preciso. Crianças um pouco maiores precisam ser entretidas de alguma forma, para que não fiquem muitas agitadas durante o trajeto. Levar algo para distraí-las, e não oferecer tudo de uma vez, mas criar um fato novo a cada período da viagem. Cuidado para que elas não utilizem o corredor do ônibus como área para brincadeiras, pois isso pode causar acidentes.


3. Transporte de animais

Para o transporte de cães e gatos, em viagens interestaduais, será obrigatória a apresentação do Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos, conforme norma definida pela Instrução Normativa nº 18, 18 de julho de 2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ofício SUPAS/ANTT nº 4.038/2006, observadas as seguintes orientações básicas:

1) ANIMAIS VIVOS DE PEQUENO PORTE: É permitido, desde que não comprometa o conforto e a segurança do veículo e dos passageiros. No caso de pequenos cães ou gatos, poderão ser transportados no interior do veículo (preferencialmente sob a poltrona). Se necessário, pedir que o veterinário indique um sedativo para tranquilizar o animal durante a viagem; Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress. O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino, e a carteira de vacinação do animal atualizada.

2) ATESTADO SANITÁRIO: O responsável que desejar transportar cães ou gatos a bordo do veículo deverá apresentar, devidamente preenchido e assinado por médico veterinário registrado no Conselho de Medicina Veterinária, o referido atestado, sob pena de ter o embarque impedido.

O formulário do atestado sanitário poderá ser obtido no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br), seguindo os seguintes passos: posicione o curso sobre Serviços na barra de opções, clique em Vigilância Agropecuária e depois em Formulários. Clique em Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos.

Para o trânsito de outras espécies de animais, o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura

3) ACONDICIONAMENTO: O animal não pode estar solto a bordo do ônibus e deverá estar guardado em um recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte, sem água e/ou alimentos no interior da gaiola ou caixa; deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização;

4) RESTRIÇÕES: Em hipótese alguma o animal poderá ser retirado da gaiola ou caixa e, se o animal for de porte médio, grande ou gigante, NÃO poderá ser transportado em ônibus (inclusive no bagageiro).

5) ANIMAIS SILVESTRES: Para serem transportados, os animais silvestres deverão estar devidamente acondicionados e acompanhados dos seguintes documentos: GTA – Guia de Transporte de Animal, atestado de saúde, cartão de vacinação atualizado, bem como a Autorização de Transporte emitida pelo IBAMA.

6) CÃO-GUIA: Fica assegurado o ingresso, nos meios de transporte público coletivo, de cães-guia quando acompanhados de pessoa portadora de deficiência visual. A identificação do cão-guia e a comprovação de treinamento do usuário dar-se-ão por meio da apresentação dos seguintes itens:

  • carteira de identificação e plaqueta de identificação, expedidas pelo centro de treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo;
  • carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e anti-rábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão;
  • equipamento do animal, composto por coleira, guia e arreio com alça.
A plaqueta de identificação deve ser utilizada no pescoço do cão-guia.

O cão em fase de socialização e treinamento deverá ser identificado por uma plaqueta, presa à coleira, com a inscrição “cão-guia em treinamento”, aplicando-se as mesmas exigências de identificação do cão-guia, dispensado o uso de arreio com alça.

É vedada a exigência do uso de focinheira nos animais de que o Decreto nº. 5.904, de 21 de setembro de 2006, como condição para o ingresso e permanência em ambientes de uso coletivo.

7) RECOMENDAÇÃO: para evitar transtornos com o passageiro ao lado, recomenda-se a compra da poltrona adjacente.


4. Transporte de valores e objetos valiosos

- O transporte de joias ou de dinheiro em espécie em malas não é recomendado e nem é garantido pela empresa em hipótese alguma.

- Havendo necessidade de transporte de objetos de valor, recomenda-se efetuar o despacho dos mesmos, com valor declarado, para fins de cobertura em caso de eventual sinistro.

- O transporte de grandes quantias em dinheiro não é acobertado por declaração de valor e por seguro. Deve ser evitado. Carregue apenas a quantia necessária à sua viagem.


5. Cuidados com a sua bagagem

- Cada passageiro tem direito ao transporte gratuito de 02 volumes com dimensões máximas de 1 metro em qualquer sentido e volume máximo de 300 decímetros cúbicos cada um, e peso máximo de 30 kg. O transporte de bicicleta é gratuito (exceto em ônibus de dois andares que possuem bagageiros menores), desde identificada com o nome do passageiro. Neste caso não será necessária apresentação de nota fiscal, desde que a bicicleta já tenha sido utilizada, esteja desmontada, não ambalada em condições de ser transportada sem oferecer risco de danos à bagagem de outros passageiros.

- No momento do embarque, assista à etiquetagem de sua bagagem e acompanhe a colocação da mesma no bagageiro do ônibus.

- Confira o(s) ticket(s) numerados de identificação e guarde-os com você em segurança. Eles são indispensáveis para a retirada ao fim da viagem.

- Não transporte em sua bagagem objetos frágeis sem embalagem adequada, líquidos e gases de qualquer espécie, principalmente inflamáveis ou tóxicos.

- Em caso de dano ou extravio, procure imediatamente a bilheteria mais próxima ou a de destino, e apresente seu bilhete de passagem, ticket de bagagem e documento de identidade, para abertura do processo de indenização.

- O transporte de joias ou de dinheiro em espécie em malas não é recomendado e nem é garantido pela empresa em hipótese alguma. Havendo necessidade de transporte de objetos de valor, recomenda-se efetuar o despacho dos mesmos, com valor declarado, para fins de cobertura em caso de eventual sinistro. O transporte de grandes quantias dinheiro não é acobertado por declaração de valor e por seguro e, por isso, deve ser evitado. Carregue apenas a quantia necessária à sua viagem.

- Cuidado com objetos de valor transportados dentro de bolsas e deixados dentro dos ônibus nas paradas, seus pertences de mão são de sua responsabilidade; Os objetos transportados não são indenizáveis, conforme Resolução ANTT nº. 1432 de 26 de abril de 2006. D.O.U. de 28 de abril de 2006. Art. 8º, §6º).


6. Comprando o seu bilhete

- Ao adquirir seu bilhete, confira imediatamente o troco, dia e hora do seu embarque, a poltrona solicitada e o destino da sua passagem.

- Procure adquirir seus bilhetes com a máxima antecedência possível.

- Em caso de desistência da viagem, a devolução de bilhetes já emitidos poderá ser feita diretamente na bilheteria onde foi adquirido até 3 horas antes da partida prevista (para as linhas interestaduais) e até 12 horas antes da partida (para as linhas intermunicipais no Estado de Minas Gerais).

- Bilhetes emitidos com data de viagem em aberto deverão ser antes apresentados à bilheteria, para marcação do lugar na data desejada.

a) Por telefone ou em outros portais:
Ao comprar passagens em outros portais, o cliente está sujeito a uma taxa de serviço e conveniência independente da empresa. A determinação do valor desta taxa é de responsabilidade do portal escolhido. É importante lembrar que todas as taxas são informadas e discriminadas antes da conclusão da compra. Uma vez aceito, o cliente declara-se ciente da mesma.

b) Pela internet:
- A compra de passagem pode ser realizada em nosso site com cartão de crédito em até 3 vezes sem juros e podendo parcelar em sua área restrita.

- Para troca de voucher por bilhete na bilheteria é indispensável a apresentação do documento informado no ato da compra e também de um documento oficial original com foto (RG; PASSAPORTE, CTPS).

- Nas compras realizadas em nosso site, também se faz necessário a presença do titular do cartão de crédito junto com o passageiro para a emissão do bilhete.

- No terminal de autoatendimento, apresente o código localizador e os números de reserva das passagens para digitá-los no terminal e retirar a passagem.

Atenção: Não é permitido o embarque com o comprovante de compra (voucher). A passagem é obrigatória.


7. Formas de pagamento

a) Bilheteria

  • Dinheiro
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • RioCard*
*Aceito apenas para pagamento de passagens intermunicipais no estado do RJ, nas bilheterias localizadas em: Novo Rio, Valença, Barra do Piraí e Vassouras

b) Internet
  • Cartão de crédito – Parcelamento em até 3 vezes sem juros.


c) c) Máquina de autoatendimento
  • Cartão de crédito ou débito


8. Gratuidades

a) Crianças
Crianças de até 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) poderão viajar sem pagamento de bilhete de passagem, desde que não ocupem poltrona específica para elas.

b) Passe Idoso
b.a) Linhas interestaduais
Para clientes a partir de 60 anos completos, comprovados com documento com foto.

  • Disponível nos serviços regulares convencionais ou os que os substituam (serviços extras não possuem o benefício).
  • A gratuidade se aplica ao preço total, isto é, inclui taxas e pedágios.
  • A passagem de volta pode ser marcada juntamente com a passagem da ida.
  • O beneficiário deverá comprovar renda de até 2 salários-mínimos (Comprove a renda apresentando Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas; Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador de no máximo 3 meses; Carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social INSS; Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado; Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social).
  • A aquisição da passagem e embarque apenas poderá ser feita em rodoviárias ou pontos de embarque oficiais.

b.a) Tipos de gratuidade para idosos, neste caso:
  • Total (100%): 2 poltronas reservadas para idosos até 3h antes da partida, quando ficam liberadas para venda para outros clientes.
  • Metade (50%): após a ocupação das 2 poltronas a 100%, idosos pagam metade do valor da tarifa, podendo ser cobrado o pagamento de taxas e pedágio.
  • Para viagens com distância de até 500Km, retirar a passagem até seis horas de antecedência. Para viagens com distância acima de 500Km, retirar a passagem até 12 horas de antecedência.

b.b) Linhas intermunicipais RJ
São disponibilizadas duas vagas por ônibus para os passageiros com idade igual ou superior a 65 anos. O bilhete deve ser reservado em uma de nossas bilheterias conforme disponibilidade e mediante a apresentação do documento de identificação com foto.

Em serviços rodoviários, o beneficiário deverá solicitar o bilhete com no mínimo 3 (três) horas de antecedência em relação ao horário de embarque. No dia marcado para a viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.

c) Portador de necessidades especiais
Os portadores de necessidades especiais têm direito a passagens gratuitas incluindo taxas de embarque e pedágio em linhas interestaduais em serviços convencionais.
Solicite sua passagem gratuita em guichês da empresa apresentando o Passe Livre (dentro da validade) e documento oficial com foto.

d) Jovem Baixa Renda (ID Jovem)
Pelo DECRETO Nº. 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015 é reservado aos jovens de baixa renda 02 (duas) vagas gratuitas em cada ônibus no serviço convencional de transporte rodoviário interestadual de passageiros. Para a concessão da gratuidade no transporte interestadual, deverão ser respeitadas as seguintes observações:
  • Possuir idade entre quinze e vinte e nove anos;
  • Pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico;
  • Possuir a Identidade Jovem - documento que comprova a condição de jovem de baixa renda;

O benefício se limita a 2 (duas) poltronas gratuitas por ônibus de serviço convencional e a 2 (duas) vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
d.a) Para fazer uso das vagas gratuitas ou do desconto de 50% (cinquenta por cento), o beneficiário deverá:
  • Solicitar um único Bilhete de Viagem do Jovem, nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte, podendo solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno, observados os procedimentos da venda de bilhete de passagem.
  • Comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.

d.b) Para solicitar o benefício, o interessado deverá:
  • Apresentar a Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

d.c) Sobre a documentação necessária para utilizar o benefício:
O cartão da ID Jovem é virtual e deve ser apresentado nos guichês na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. Foi confeccionado um aplicativo chamado “ID Jovem” que pode ser baixado no telefone ou acessado pelo site da Caixa Econômica Federal. As duas formas são possíveis. A ID Jovem tem validade de 30 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Para se cadastrar o jovem precisa acessar o link http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem.

IMPORTANTE: O “Bilhete de Viagem do Jovem” e o bilhete com desconto do valor da passagem são intransferíveis.

O beneficiário não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem se demonstre impraticável e caracterize domínio de reserva de lugares, em detrimento de outros beneficiários. Não estão incluídas no benefício às tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e as despesas com alimentação.


9. Segunda via de passagens

a) Viagens Interestaduais
A emissão da segunda via de passagem de linha interestadual somente será realizada mediante a solicitação feita pelo passageiro, apresentando seu CPF e documento de identificação oficial no guichê da empresa. Esta somente poderá ser solicitada até o horário de partida da viagem.

b) Viagens Intermunicipais
Não é feita a emissão de segunda via de passagens de linhas intermunicipais.


10. Troca ou cancelamento de passagens

a) Passagem interestadual
Você pode cancelar passagens até 3 (três) horas antes do horário de viagem marcado no seu bilhete. Será cobrada uma taxa de cancelamento de 5% do valor pago, conforme regulamenta o Código Civil e o valor será devolvido em até 30 dias. Passado este prazo, não será mais possível solicitar o cancelamento.

a.a) Como cancelar?

  • Passagens não impressas compradas em www.util.com.br: Na opção “Minhas compras”, selecione a passagem que deseja cancelar e em seguida clique em “devolver”.
  • Passagens impressas ou compradas em agentes terceirizados: O cancelamento deve ser feito, presencialmente, em uma de nossas bilheterias. É necessário apresentar o documento de identificação com foto e o bilhete com todas as vias.
    Passado o período de 3 (três) horas antecedentes da viagem, só será permitida a remarcação.
    A partir da confirmação da compra até 3 (três) horas antes do horário de viagem marcado, o passageiro poderá trocar o bilhete sem cobrança de multa. Após esse período até a validade do bilhete (um ano) a troca só poderá ser realizada uma única vez e será cobrada multa de 20% sobre o valor da passagem, conforme regulamentação vigente. No caso de mudança para categoria superior, o passageiro arcará com a diferença no valor e no caso de categoria inferior, a empresa devolverá a diferença para o passageiro.
A troca não poderá ser realizada pela internet ou telefone. Neste caso, a solicitação deve ser feita em uma de nossas bilheterias.

b) Passagem intermunicipal (RJ)
Com até uma (1) hora de antecedência do horário previsto para a partida, a remarcação será permitida para qualquer linha, seção e categoria, sem custo e com restituição/cobrança da diferença, caso haja.

Quando necessário, cancele o bilhete de passagem com até três (3) horas de antecedência ao horário previsto para a partida em um dos guichês da empresa, observando o horário de funcionamento da agência. Haverá retenção de 5% do valor da passagem a título de multa compensatória.

b.a) Como cancelar?
  • Passagens não impressas compradas em www.util.com.br: Na opção “Minhas compras”, selecione a passagem que deseja cancelar e em seguida clique em “devolver”.
  • Passagens impressas ou compradas em agentes terceirizados: O cancelamento deve ser feito, presencialmente, em uma de nossas bilheterias. É necessário apresentar o documento de identificação com foto e o bilhete com todas as vias.
Após as três (3) horas de antecedência do horário previsto para a partida, o cancelamento do bilhete e reembolso do valor não poderão mais ser solicitados.

A troca não poderá ser realizada pela internet ou telefone. Neste caso, a solicitação deve ser feita em uma de nossas bilheterias.


11. Dano ou extravio de bagagem

Caso a bagagem sofra algum dano ou extravio, procure imediatamente a bilheteria mais próxima ou a de destino, e apresente seu bilhete de passagem, ticket de bagagem e documento de identidade, para abertura do processo de indenização, que será encaminhado à empresa.

Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna, com os dados pessoais e telefones para contato.

Compre sua Passagem!

      



Crianças de até 5 anos poderão viajar sem pagar passagem, desde que não ocupem poltrona. Nesse caso, não inclua-a no número de passageiros.